terça-feira, 11 de maio de 2010

O Livro de Eli (2009)


Com um elenco repleto de grandes atores, uma idéia excelente e mais de 80 milhões de dólares, este filme traz uma extraordinária fotografia, mas um roteiro fraco e cheio de falhas. Denzel Washington (Filadélfia e Dia de Treinamento) em mais uma brilhante atuação, é o destaque do filme.

Uma relação fantasia/realidade marca o filme, com uma tentativa de relatar a utilização da religião para manipular as pessoas. Em um futuro não muito distante, 30 anos após o término da última guerra, grande parte da população mundial é dizimada e os que restaram tentam a sobrevivência com a escassez de recursos do planeta. Eli (Denzel) é um pseudo-profeta que tenta reviver o lado bom da fé.Seu principal desafio é escapar das tentativas maliciosas de Carnegie (Gary Oldman) de roubar seu livro (A Bíblia).

Temos dois lados para essa produção: a excelente exploração de um assunto polêmico e um péssimo roteiro, mesmo que bem explorado pelo diretor.Um filme recomendável para aqueles que questionam o poder da religião sobre as pessoas e o poder das pessoas sobre a religião.Porém, um filme que para leigos do assunto representará tudo que eles precisam ouvir: O mundo sem religião não é capaz de existir.A dependência das pessoas de algo “superior” para fazer com que as tornem mais fortes é evidente no filme e na vida real.A capacidade do diretor de mostrar como existe um desnível intelectual entre os seres humanos é totalmente visível.Entretanto, dentre todos os personagens do filme, apenas dois demonstram nível de intelecto superior, cada um representando um lado da religião.Cada espectador pode tirar sua própria conclusão com o filme.A religião faz bem as pessoas do mesmo jeito que as corrói? Confira esta película e tente responder essa questão.
_____________________________________________________
Assista este filme Online:
Link Megavídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário