terça-feira, 18 de maio de 2010

Control ( 2007 )

O filme, que narra a história de uma das personalidades mais sombrias e enigmáticas do mundo da música moderna - Ian Curtis, acaba pecando pela falta de ousadia e se torna mais um filme "ok".

Com um visual underground, os primeiros minutos do filme são narrados de forma satisfatória; o ingresso do jovem Ian Curtis na banda de rock pós-punk Joy Division, ao mesmo tempo que começa um relacionamento com sua então futura esposa, Deborah. Após casar-se precocemente com Deborah, ele percebe como é difícil conciliar os papéis de marido, vocalista de uma banda em crescimento e o trabalho em uma agência de empregos - local onde Ian tem um primeiro contato com a Epilepsia, doença essa que acarretaria um agravamento de seu estado mental e importantíssima para o desenrolar da trama.

O principal erro do filme é a falta de aprofundamento na mente perturbada de Iam. A relação amorosa é a parte mais retratada (a má relação com sua esposa e um novo relacionamento com a belga Annik), mas não de forma tão profunda a ponto de explicar coerentemente a decadência total do ídolo. A Epilepsia foi deixada praticamente de lado, sendo citada de forma lúcida apenas durante os ataques e em partes afastadas, dando a entender que não era algo que o atormentava diariamente. Por essa falta de comprometimento com a realidade de Ian, fica irrisório acreditar que o suicídio foi uma medida realmente "necessária" para ele.

Mas o filme tem partes boas, como a da inicial separação do casal, ao som de "Love will tear us apart" e o suicídio, ao som da melaoncólica "Atmosphere". A atuação de Sam Riley(Ian Curtis) é boa, não deixando nada a desejar principalmente nas ótimas cenas dos shows, quando deve ter sido mais exigido. A fotografia retrata bem o lado Joy Division, e a trilha sonora é bem encaixada.

Destarte, Control é um mediano trabalho sobre a banda, mas um fraco retrato da rica personalidade de Ian Curtis, aqui explorada de forma débil.
_____________________________________________________
Control ( 2007 )
Legendado - Servidor MegaUpload
Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário