quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ensaio Sobre a Cegueira (2008)


Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar, as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

Este longa retrata com perfeição os limites que o ser humano pode chegar.Fernando Meirelles (Cidade de Deus e Jardineiro Fiel) se afirma de vez como um grande diretor Hollywoodiano de talento e prova que os brasileiros estão sim , na maior produtora de filmes do mundo.Talento explícito também do elenco do filme, mas esse nós já estamos mais do que acostumados a ver.Gael García Bernal em mais uma brilhante atuação , assim como Julianne Moore e Alice Braga.O longa é uma adaptação do best-seller de José Saramago, que exigiu que o filme não deixasse explícito o país em que se passavam as cenas.Essa brilhante produção abriu o Festival de Cannes de 2008.

Algo importante a salientar é que esta produção aborda muitas questões polêmicas, como o preconceito , a perda da fé , o suicídio e estupro de certa forma. Cenas quentes nas quais mulheres se sujeitam ao sexo em troca de comida comovem o telespectador ao perceber que nós (seres humanos) somos capazes de nos aproveitar mesmo cegos de uma situação aterrorizante para nos darmos "bem". Do início ao fim o filme prende a atenção de uma forma acima do normal. Podemos caracterizá-lo como uma produção muito acima da média. Julianne Moore retrata com excelência que não é tão fácil assim tirar uma vida como muitos pensariam durante o filme. A culpa e o ressentimento pesam demais sobre o ser humano que nunca foi assassino. Enquanto que, para uns , é algo simples e normal , para outros é uma dor que os perseguirá para o resto da vida.

O ponto alto do filme é como se nos transportássemos a cada momento para os olhos de Julianne Moore e víssemos um mundo destruído por essa cegueira que corrompeu grande parte da população mundial.

"Podemos concluir que Ensaio sobre a cegueira é um drama tenso, com soberbas e alucinatórias imagens do colapso urbano. O filme tem um espiral de horror em seu centro, ainda que seja suavizado com toques de gentileza, e até humor, elegantemente dosados." Simplesmente exótico e brilhante.
_____________________________________________________

Download Torrent + Legenda - Easy Share
ou
Assista este filme Online:
Link Megavídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário